Ao reconhecer os requisitos emergentes das aplicações de sensores em automóveis com mais energia vibratória a maior temperatura, a Henkel desenvolveu um novo portfólio de adesivos eletricamente condutores baseados ​em silicone (ECA) com propriedades únicas para enfrentar a condições ambientais adversas.  A série ICP 4000 de ECAs LOCTITE Ablestik suporta temperaturas de funcionamento de até 200 °C e oferece a flexibilidade necessária para enfrentar a vibrações significativas.

Tradicionalmente, as ECA baseadas em epóxi da geração anterior se utilizaram para determinadas aplicações de sensores em automóveis.  Porém, a medida que a tecnologia progressou, e a proximidade do sensor à fonte de calor e vibração, o bloco do motor, estreitou-se. Os sistemas epóxicos têm o desafio de manter a flexibilidade e a condutividade a longo prazo.  Os materiais LOCTITE Ablestik ICP 4000 superam estes desafios.

Os especialistas em eletrônica do automóvel requerem cada vez mais adesivos especialmente resistentes que podem sobreviver em ambientes hostis, explica Tom Adcock, Diretor de Produto Global de Adesivos de Montagens Eletrônicas. Desenvolvemos este portfólio de ECA de silicone especificamente para satisfazer estes requisitos e fomos além dos regimes de testes convencionais para garantir seu desempenho no campo.

Os testes característicos de temperatura, umidade, golpes e armazenagens avaliam o desempenho de ECA durante um período de 1.000 a 1.500 ciclos/hora. Porém, ao validar as propriedades dos materiais da série LOCTITE Ablestik ICP 4000, os períodos de teste se duplicaram. As novas ECAs baseadas em silicone mostraram um bom desempenho inclusive depois de 3.000 horas de testes de temperatura e umidade de 85 °C/85% HR, 3.000 ciclos de análise de choque térmico de -40 °C a 175 °C e 3.000 horas de armazenagem térmica a 175 °C.  Estes resultados ilustram claramente a capacidade de ECA não apenas durante o ciclo, senão também durante o funcionamento a longo prazo.
 

Compatibilidade com altas temperaturas e fortes vibrações

Entendendo que os fabricantes de eletrônica do automóvel têm diversos requisitos de aplicação e produção, os materiais LOCTITE Ablestik ICP foram formulados para fornecer uma ampla gama de capacidades que se centram na resistência elétrica, a aderência, a condutividade térmica e a flexibilidade, ao mesmo tempo que oferecem compatibilidade com altas temperaturas e fortes vibrações. Os materiais são adesivos eletricamente condutores à base de silicone, e monocomponente, preenchidos de prata e curado por calor. As novas ECAs de silicone oferecem uma flexibilidade melhorada com respeito aos materiais tradicionais baseados ​​em epóxi, o que permite a compensação dos desajustes CTE comuns e, portanto, a capacidade de sobreviver a vibrações extremas durante prolongados períodos de tempo.  Os materiais da série LOCTITE Ablestik ICP 4000 também mostram uma desgasificação e purga muito baixas durante a cura, o que intensifica sua alta confiabilidade.  A tendência ao aumento de conteúdo eletrônico nos automóveis com a localização dos sensores cada vez mais perto das fontes de produção de calor e vibrações apenas vai se acelerar, conclui Adcock.  Com a finalidade de avançar nos requisitos tecnológicos emergentes, os novos materiais como estas últimas ECAs de silicone da Henkel serão fundamentais.

Para obter mais informação sobre a série LOCTITE Ablestik ICP 4000 da Henkel ou qualquer dos materiais adesivos avançados da Henkel, visite nosso website www.henkel.com/electronics.
 

Sobre a Henkel

A Henkel opera a nível mundial com marcas e tecnologias de vanguarda em três áreas comerciais:  Detergentes e Cuidados Domésticos e Beleza e Tecnologias Adesivas. Fundada em 1876, a Henkel conta com posições de liderança no mercado mundial de consumo e industrial com marcas tão conhecidas como Persil, Schwarzkopf e LOCTITE.  A Henkel emprega a mais de 47.000 pessoas e registrou vendas entorno de 16,51 bilhões de euros e ganhos operativos ajustados de 2,33 bilhões de euros no ano fiscal de 2012.  As ações da Henkel cotizam no índice da bolsa alemã DAX.