Na produção de suas platinas para moldes de injeção, o especialista suíço em sistemas de fechamento Corvaglia utiliza um inovador fluido de corte de grande impacto da Henkel, que reduz as concentrações necessárias de fornecimento e recarga de banho ao mesmo tempo que oferece uma vida útil do banho consideravelmente mais prolongada.  Ao mesmo tempo, a formulação otimizada sem conteúdo em formaldeído dá como resultado uma emulsão de baixa espuma e escasso olor.

Junto com os concessionários, as empresas associadas e as engarrafadoras de bebidas integradas1 verticalmente, uns 80 bilhões de chapas Corvaglia se moldam por injeção cada ano.  Neste gigantesco mercado, a Corvaglia Mold AG, com sede em Eschlikon (Suíça) desde 2007, produz aproximadamente 3.000 cavidades ao ano, distribuídas em platinas de 4 a 96 moldes.

Ao longo de um período de 25 anos, a companhia e suas duas organizações associadas produtoras de chapas consagraram-se como os melhores especialistas mundiais em chapas para garrafas de bebidas.  Muitos designs de chapas se desenvolvem para clientes de renome ou consolidaram-se praticamente como um standard no mercado.  Desde a fundação da empresa, a atenção centrou-se nas chapas monocomponente que economizam peso e facilitam a montagem e tanto a carcaça como a vedação interna são moldeadas por injeção em HDPE em um único passo de processo.

Em ambas áreas de negócios, chapas e moldes, a Corvaglia investe constantemente em novos equipamentos e máquinas.  Para um maior desenvolvimento e validação da tecnologia de moldes e tampas, em 2010 foi inaugurado em Eschlikon um centro de testes e design amplamente equipado.

A Corvaglia é a único em ter uma cadeia de processo totalmente integrada, desde o conceito de chapa eficiente e completo até a produção de tampas 24/7, destaca Daniel Bürgi, responsável das tecnologias de fresagem na Corvaglia Mold.  Aspiramos a ser o primeiro contato em soluções progressivas para chapas e por isso procuramos o apoio dos fornecedores mais qualificados.
 

Enfoque consistente na sustentabilidade

A fabricação de ferramentas se refere nada mais que aos fluídos de corte que a Corvaglia obtém através da Thommen-Furler AG para suas operações de usinagem. Esta empresa com sede em Rüti, perto de Büren (Suíça), é líder do mercado em distribuição de químicos e lubrificantes, reciclagem/eliminação e tecnologia ambiental e de águas residuais para todo o mercado industrial suíço.

A Corvaglia tem a ambição de crescer sobre a base da qualidade do produto em lugar da quantidade.  Portanto, a Thommen-Furler recomendou faz seis anos o uso de fluido de corte sem formaldeídos Bonderite L-MR da Henkel para a metalurgia.  Esta gama de emulsões finamente dispersadas e solúveis em água se distingue por suas formulações inodoras, eficientes e compatíveis com o meio ambiente, que proporcionam uma vida útil de banho muito prolongada para perfurar, tornear, fresar, serrar, roscar e retificar metais de todo tipo.  Isto se combina com um excelente efeito anticorrosivo e lubrificante que também é capaz de minimizar o desgaste da ferramenta e o índice de rejeição.

Costumávamos enfrentar repetidamente uma série de problemas com os fluidos de corte, como odor e depósitos, espuma excessiva, alto arraste junto com as aparas eliminadas, e concentrações de recarga correspondentemente altas, diz Bürgy.  Desde 2010, quase toda nossa usinagem se realizou com Bonderite L-MR.  Assim os processos tornaram-se muito mais limpos, e conseguimos reduzir significativamente o uso de fluidos de corte em geral.

O produto Henkel também demonstrou ser muito mais tolerante às águas de diferentes durezas uma característica vantajosa já que a Corvaglia obtém sua água de processo de diferentes fontes.

André Lagnaz, Engenheiro de Vendas de lubrificantes na Thommen-Furler, visita a seus clientes cada três meses para verificar a qualidade do fluido nas instalações, resume os requisitos de um fluido de corte moderno, econômico e sustentável: A emulsão não só deve esfriar e lubrificar de maneira confiável, senão que também deve fluir rapidamente e sem deixar resíduos. O acúmulo de sedimentos no banho de refrigerante, o alto arraste e a película de óleo que costuma estar onipresente em muitas oficinas de usinagem não ocorrem mais graças às soluções Bonderite da Henkel.

Quando em 2015 entrou em funcionamento um novo centro de usinagem totalmente automático com um sistema de fluido de corte de 6.000 litros em Eschlikon, a eleição do produto não foi difícil já que a Henkel atualizou sua tecnologia uma vez mais com Bonderite L-MR 71-7.
 

Objetivo:  Vida útil do banho de 3 anos

O produto predecessor já era bem aceitado na metalurgia em todo o mundo desde a fabricação de canivetes, relojos até a fabricação de automóveis e aeronaves. Para Bonderite L-MR 71-7, otimizamos ainda mais a estabilidade do pH das formulações. Seu sistema de emulsão patenteado garante uma espumação especialmente baixa em águas com 5 a 100 graus de dureza alemã. E a concentração de composição requerida para o banho é apenas de 5% a 8%, explica Ulrike Müssigbrodt, Diretor de Desenvolvimento Empresarial de Distribuição na Henkel.

Em termos de saúde e segurança no lugar de trabalho, a Henkel também estabeleceu novos standards com seu Bonderite L-MR 71-7.  A possibilidade de que o produto irrite ao contato com os olhos se minimizou, o que explica porque o novo produto não está classificado como perigoso segundo o regulamento UE 1272/2008.  Nosso objetivo é a liderança do mercado de fluidos de corte na Europa, diz Müssigbrodt.

André Lagnaz prevê boas perspectivas para alcançar este ambicioso objetivo. Na nova máquina começamos com uma concentração inicial de 6,5% faz um ano e meio e todavia estamos de média muito por debaixo de 2% para a concentração de recarga.  Tendo em conta as diferenças na dureza da água, esta cifra é extremadamente baixa.  Registramos valores igualmente bons em outras localizações.  Graças à maior vida útil do banho, nossos clientes se estão beneficiando de reduções significativas no consumo e nos custos apesar do maior preço de compra.

De fato, Lagnaz tem que recordar a seus clientes que evitem a concentração excessiva durante as recargas de rotina já que isto pode ocasionar custos inecessários. Dependendo do volume das aparas, agregamos ao redor de 10 litros por semana ao novo centro de usinagem, acrescenta Bürgi.  O arraste é mínimo.  A vida útil do banho já coincide com a de outros produtos Bonderite e promete superá-la com uma ampla margem. Nosso objetivo agora é de três anos.
 

Conclusão

As empresas metalúrgicas que buscam um fluido de corte eficaz, econômico e compatível com o meio ambiente encontrarão em Bonderite L-MR 71-7 da Henkel um produto que combina um rendimento excepcional com umas vidas de banho extraordinariamente prolongadas.  As baixas concentrações iniciais e de recarga, a espumação e a formação de sedimentos minimizada, e o baixo arraste fazem com que a relação custo-benefício seja extremadamente atrativa.  A formulação inodora, livre de formaldeído e compatível com o meio ambiente mantém o lugar de trabalho limpo e saudável.
 

1 Inclui todos os passos do processo, desde a moldagem por injeção das pré-formas do recipiente e tampas de fechamento, até a moldagem por sopro ou com estiramento do recipiente para engarrafamento de bebidas.