Aplicações Habituais Onde São Usados Fixadores de Roscas

A fixação e a vedação de porcas e parafusos com o Fixador de Roscas LOCTITE® é uma prática habitual na reparação de veículos, mas existe uma ampla variedade de aplicações diferentes que também podem beneficiar da tecnologia de fixação de roscas. Em seguida, incluímos alguns exemplos de uso dos Fixadores de Roscas LOCTITE®, desde automóveis e motocicletas a relógios e óculos.

Para ver uma comparação dos quatro fixadores de roscas: Diferença entre os Fixadores de Roscas Vermelho, Azul, Verde e Roxo

 

1. Fixador de Roscas Roxo LOCTITE®

As fixações dos seus óculos alguma vez começaram a afrouxar ou teve de reparar o seu computador portátil? LOCTITE® 222™ é um fixador de roscas ideal para a montagem de fixações de pequeno tamanho, normalmente com menos de 1/4". Os maiores benefícios deste fixador de roscas são a aplicação fácil nas fixações pequenas, fixando e vedando contra a humidade, permitindo uma desmontagem fácil com a mesma ferramenta manual utilizada para a montagem das mesmas.

Muitas vezes, as roscas mais pequenas encontram-se em equipamentos muito delicados. Este fixador de roscas oferece-lhe uma união fiável da sua montagem, mas se for necessário desmontar a união, não precisará de aplicar uma grande quantidade de binário, o que poderia danificar as peças.

Aprenda mais a respeito: Quando e Porquê Usar o Fixador de Roscas Roxo

 

2. Fixador de Roscas Azul LOCTITE®

O Fixador de Roscas LOCTITE® 243™ de resistência média é o produto número um que não pode faltar na sua caixa de ferramentas. É mais resistente do que o LOCTITE® 222™, mas pode ser desmontado com ferramentas manuais padrão.

O Fixador de Roscas Azul LOCTITE® 243™ de resistência média e fácil de eliminar e tem uso incontáveis! As aplicações habituais incluem qualquer aparelho ou equipamento com uniões aparafusadas que afrouxam devido às vibrações, ao vento, ao uso repetido, etc. Para certificar-se de que tudo está bem apertado e seguro, inspecione os parafusos e aplique o Fixador de Roscas Azul LOCTITE®. Estes são os passos:

  1. Coloque jornais para evitar manchar a zona acidentalmente
  2. Retire um dos parafusos que conectam a parte frontal e a posterior do conjunto com uma chave de fendas
  3. Aplique uma gota do Fixador de Roscas LOCTITE® 243™ de resistência média sobre a rosca do parafuso removido e rode-o até que o adesivo cubra todo o filete da rosca
  4. Insira o parafuso no seu orifício
  5. Repita o processo até fixar todos os parafusos

Os fixadores de roscas azuis LOCTITE® são concebidos para ser desmontados, o que significa que o conjunto pode ser desapertado com as mesmas ferramentas usadas para montá-lo. Os fixadores de roscas azuis não são concebidos para adicionar resistência a um conjunto, mas para evitar o autoafrouxamento provocado pelas vibrações a que a montagem está submetida.

Deseja mais informações sobre os fixadores de roscas azuis? Leia Fundamentos do Fixador de Roscas Azul.

 

3. Fixador de Roscas Vermelho LOCTITE®

Um berbequim, uma máquina de lavar ou o seu veículo... estão submetidos a muita vibração. Este é o pior pesadelo para as uniões roscadas. O uso indicado para o fixador de roscas vermelho é em áreas de fortes vibrações.

Equipamentos como os berbequins pneumáticos, as máquinas de lavar ou os automóveis suportam condições severas. O Fixador de Roscas Vermelho de alta resistência é perfeito para algumas uniões-chave, como os parafusos que suportam os contrapesos de uma máquina de lavar ou os pernos que fixam o bloco do motor à caixa de velocidades.

Nestas situações, um produto específico como o Fixador de Roscas de alta resistência LOCTITE® 271™ é ótimo. Basta aplicar LOCTITE® 271™ na porca e no parafuso e voltar a montá-los. Não só protegerá as uniões da corrosão, mas também irá mantê-las na sua posição resistindo a impactos, vibrações e mudanças de temperatura.

Os nossos fixadores de roscas vermelhos de alta resistência são permanentes, mas é possível desmontá-los. Dependendo do tamanho do pino, pode ter de aplicar calor localizado para amolecer o fixador de rosas e, assim, poder desmontá-lo com ferramentas manuais.

Para obter mais informações, leia Como Desmontar o Fixador de Roscas Vermelho.

 

4. Fixador de Roscas Verde LOCTITE®

Alguma vez encontrou um conjunto que já está montado, mas em que se esqueceram de usar um fixador de roscas nas uniões? O Fixador de Roscas de grau capilar LOCTITE® 290™ está especificamente concebido para aqueles projetos em que as uniões já estão montadas e apertadas, mas é necessário aumentar a sua fiabilidade.

Basta colocar a ponta do frasco do fixador de roscas na interface entre a porca e o parafuso (ou o pino e o orifício cego) e aplicar algumas gotas. O produto tem a capacidade de penetrar entre as roscas já montadas, cura por completo em 24 horas e oferece fixação e vedação durante toda a vida útil da montagem SEM ter de desmontar as fixações durante a aplicação. Pode usar este produto num grande número de aplicações, incluindo bicicletas, parafusos de instrumentos e carburadores.

Também pode interessar-lhe: Diferença Entre Fixadores de Roscas Vermelho, Azul, Verde e Roxo