Fundamentos do Trava roscas azul

Alguma vez já se perguntou por que deveria usar o trava roscas LOCTITE azul de resistência média LOCTITE®? Você sabia que existem vários tipos?

De todas as nossas aplicações de travamento de roscas, os trava roscas azuis de resistência média são os mais usados. Podem ser removidos com ferramentas manuais padrão até ¾, os seus tempos de fixação são rápidos e estão disponíveis em formato líquido, em barra, em pasta, em gel e em fita. A única questão é: qual trava roscas é adequado para o seu uso específico?

Os quatro tipos são:

  • Trava roscas LOCTITE® 242
  • Trava roscas LOCTITE® 243™
  • LOCTITE® QuickTape® 249™ Trava roscas azul em fita
  • Trava roscas azul em barra LOCTITE®

Nota: apesar de todos os frascos de trava roscas LOCTITE® serem vermelhos, o líquido contido nos quatro produtos indicados a seguir é azul.
O frasco vermelho é o que distingue os trava roscas LOCTITE® dos outros. Descubra as diferenças entre os trava roscas vermelhos, azuis, verdes e roxos.


Trava roscas LOCTITE® 242

As reparações típicas em que este trava roscas de resistência média é usado incluem desde pinos de fecho de válvulas a parafusos do carburador. É conhecido como o nosso fixador de roscas multiuso e também como o trava roscas original. Elimina a necessidade de contraporcas caras e anilhas de segurança, veda mesmo quando submetido a vibrações e protege as roscas contra a corrosão.

Trava roscas LOCTITE® 243™

O trava roscas LOCTITE® 243™ é uma versão melhorada do trava roscas LOCTITE 242® e é o produto de uso geral da nossa gama azul. Está concebido para melhorar a tolerância ao óleo com propriedades insensíveis às superfícies (as fixações galvanizadas já não requerem ativador), com os mesmos benefícios gerais do trava roscas Azul 242® original. Entre as aplicações que precisariam deste tipo de aplicação estão inclusos os pinos de balancim, cárteres de óleo, pinças de freio de disco, conjuntos de polias e muito mais.

Os trava roscas azuis LOCTITE® 242 e 243™  tiveram tanto sucesso que criamos dois formatos físicos alternativos do produto para facilitar o seu uso em uma ampla variedade de aplicações, descritas a seguir:

Trava roscas em barra LOCTITE®

As barras LOCTITE® possuem uma formulação semissólida para facilitar a aplicação na vertical/sobre a cabeça do operador. O seu tamanho é suficientemente pequeno para caber no bolso e não produzem vazamentos, pingos nem escorrimentos. Também estão disponíveis para aplicações sem ativador e são tolerantes a óleo.

LOCTITE® QuickTape® 249™ trava roscas

LOCTITE® QuickTape® 249™ é fornecido no interior de uma película de baixa aderência para oferecer um produto cômodo e fácil de usar, especialmente quando um adesivo líquido é fluido demais para permanecer sobre uma peça ou pode ser difícil de aplicar. Este produto pode ser usado para a montagem, seja imediatamente ou dias depois, e proporciona uma resistência adequada em uma variedade de substratos metálicos.

Tanto os produtos em barra como em fita são utilizados para reparações difíceis e na vertical, e ambos podem ser usados para alcançar aplicações mais limpas. São habitualmente usados em aplicações de fixação de pinos de tampas de válvulas, porcas de ajuste de balancim, parafusos do carburador, etc.

Agora que já conhece os conceitos básicos e as diferenças entre a nossa gama de trava roscas azuis, é fácil identificar os benefícios que cada produto pode fornecer para ajudá-lo a concluir cada projeto com precisão e qualidade.

Também poderá estar interessado em: Quando e Por que Usar o trava roscas roxo